Pular para o conteúdo principal

A PACIÊNCIA NOS AJUDA A TOMAR, DECISÔES MELHORES

Paciencia
Era madrugada. Minha filha, Ana, de dois anos, estava com muita febre. 

Tínhamos lhe dado um antitérmico e a colocamos para dormir entre nós dois. Meia hora mais tarde, ela acordou chorando. 

Entrei em pânico e, aos gritos, mandei meu marido correr para o banheiro (cerca de cinco passos de distância) e pegar o termômetro.

 Don foi e voltou calmamente, e com tranqüilidade verificou a temperatura de nossa filha.

Não tinha subido, mas a minha tinha - eu estava furiosa!

Assim que Ana adormeceu de novo, estourei com ele.

- Não posso acreditar que você tenha andado tão devagar.

Era uma emergência! Você não conseguiria se apressar nem mesmo se a sua vicia ou a de sua filha dependesse disso!

Com serenidade, ele respondeu:

- Ela estava histérica, e você, apavorada. 

Achei que a melhor coisa a fazer era permanecer o mais calmo possível. 

Correr não me teria feito apanhar o termômetro mais depressa, e só ia aumentar a agitação. 
Agindo do jeito que agi, levei menos de um minuto.

Olhei para ele. Estava calmo, concentrado. Meu coração tinha disparado, eu suava e sentia vontade de chorar.
 Mas deu para perceber que naquele momento Don tinha muito mais condições para lidar com uma emergência. Eu sabia que em uma crise é muito melhor manter a calma do que correr de um lado para o outro em pânico. 
Com agitação e histeria, os sentimentos bloqueiam a parte racional do cérebro capaz de tomar decisões sensatas.

Se eu não tivesse entrado em pânico e conseguisse manter a calma, teria podido decidir se seria melhor levar Ana para um
hospital ou ajudá-la a dormir de novo.
 Em vez de esperar sessenta segundos para constatar os fatos - a temperatura dela não tinha subido eu disse a mim mesma que algo terrível estava acontecendo e disparei o meu botão interior de pânico.

A paciência nos ajuda a tomar decisões melhores porque nos mantém longe das histórias amedrontadoras que prejudicam nosso
julgamento.
 As piores e mais apavorantes fantasias invadem nossa mente, causando tensão e pânico ante uma situação imaginária.

É impossível fazer uma escolha adequada nesse estado.

Se tivermos paciência, enfrentaremos a vida da seguinte maneira: algo está acontecendo, e o resultado tanto pode ser ruim quanto bom. 
De qualquer forma, o importante é saber lidar com ele. Ficar nervoso ou estressado prejudicará nossa ação. 
Como disse Mark Twain: "Os piores problemas que tive em minha vida foram aqueles que nunca aconteceram."

Desperdicei uma grande quantidade de tempo e energia me preocupando com coisas que nunca chegaram a acontecer, só porque não tive paciência para ver como elas seriam de fato.
 Por isso, foi um grande alívio descobrir que quanto mais eu exercito a paciência, mais calma me sinto.
 E quanto mais calma me sinto, melhor posso avaliar uma situação antes de me inquietar e entrar em pânico.

Se a prática da paciência não me trouxer outra recompensa além da capacidade de tomar decisões melhores, especialmente em uma crise, ela já terá valido a pena.

O PODER DA PACIÊNCIA
M.J.RYAN

Nossas Redes Sociais!

Postagens mais visitadas deste blog

A Importância do Bem-Estar nas Coisas Simples: Um Spa de Pés para a Alma 🌸

Em um mundo acelerado, onde tudo parece exigir nosso tempo e atenção, parar para um momento de autocuidado é um ato poderoso.  É como dizer ao Universo: “Eu sou importante, eu me amo” . Porque, ao cuidarmos de nós mesmos, não estamos apenas atendendo às necessidades do corpo, mas também registrando nosso valor e nossa importância. 💖 Naquela sexta-feira, eu queria desfrutar de um momento em que eu sentisse a minha importância e o amor por mim mesma. Entre tantas responsabilidades, decidir que merecia um tempo de paz e conexão.  Um simples spa de pés seria meu refúgio; mas não poderia ser em qualquer lugar; Tinha que encontrar algo que tivesse conexão com o meu desejo. E como o Universo sempre conspira ao nosso favor. Encontrei!!! Ao entrar naquele ambiente sereno, senti a energia mudando: a meia-luz, o perfume delicado das velas aromatizadas e o som suave da música representava um convite  à tranquilidade . Era um lugar que me acolhia e me lembrava da importância de ...

Pai Nosso - por Lauro Trevisan

A Oração ensinada por Jesus Jesus passava muitas vezes noites inteiras a orar e a meditar. Um dia ele ensinou uma oração. Antes de tudo, ensinou como se deve orar. E começou por dizer que de nada adianta orar para se exibir; para mostrar que é religioso; que é melhor do que os outros; para ser admirado e prestigiado; para ser valorizado. Orar com esta intenção é ignorância total.  Disse ele : “ quando orardes, não procedais como os hipócritas que gostam de se exibir nos santuários e nas esquinas das ruas, orando para serem vistos pela gente. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa”. Neste caso a oração não ia além de uma encenação. Rezar com esta finalidade é uma perda de tempo. Também, ensinou o mestre : “Não faleis muito quando orais, como o fazem os que cuidam ser atendidos pelo muito palavreado. Não os imiteis.”

💔 A Surpresa que Despertou a Família: Uma Reflexão Além do Natal e da Rotina ✨

"Assim como na história do vídeo, a união familiar é capaz de superar qualquer distância ou obstáculo. Esta imagem representa a alegria do reencontro, o poder do amor e a importância da presença daqueles que amamos. Que esta cena nos inspire a priorizar os nossos laços familiares e a cultivar momentos de alegria e afeto ao longo de todo o ano." Você já se viu em meio à correria do dia a dia, sentindo-se distante daqueles que mais ama, mesmo estando conectado virtualmente pelas redes sociais? Um vídeo emocionante, compartilhado como mensagem de Natal , nos apresenta uma história impactante que nos convida à reflexão : a de um pai que, diante da ausência dos filhos nas festas de fim de ano, decide simular a própria morte para reunir a família . Uma estratégia drástica, sim, mas que nos faz questionar nossas prioridades e nos alerta sobre a importância de valorizarmos o que realmente importa em nossos relacionamentos e na nossa própria jornada humana. 👪 A Família em Primeir...

Visualizações de página do mês passado