Pular para o conteúdo principal

DIGA-ME ONDE DÓI E EU TE DIREI PORQUE

A mão


Ela é, assim como o pé é para a perna, a peça "mestra" do braço. 
Na realidade, é a extremidade desse braço, sobre a qual repousa toda ação, sem a qual a realização final não seria possível. 
Ela representa o estágio final,através do qual os atos se realizam, como também o acabamento e a fineza destes últimos. 
Aliás, a palavra "mão" tem a mesma origem dos nomes "manifestação, manifestado".



 A mão representa a transformação do conceitual no real, da ideia na realidade, a tal ponto que ela também serve para "falar", para comunicar. Isso é válido não somente/apenas para os mudos como também para diversas culturas. Aliás, o gestual das mãos é, na maioria das vezes, mais poderoso e marcante do que as palavras. 
Vários estudos puderam demonstrar a sua importância no que chamamos de comunicação verbal. Esse tipo de comunicação é o primeiro que conhecemos e experimentamos na nossa vida.

 Na realidade, a relação entre a mãe e a criança, as trocas e os sinais de reconhecimento e de afeto acontecem através do toque e da mão.

 Então, ela é um vetor de transmissão e de comunicação. Ela torna possível dar e receber. Ela também pode tocar e sentir e chega mesmo a substituir os olhos. 
Logo, também é um vetor de percepção. É através das mãos que recebemos ou transmitimos as energias.
A imposição das mãos é religiosa, terapêutica, apaziguante. 
A palma e cada um dos dedos fazem a emissão e a captação das nossas energias.
 Aliás, em cada um dos dedos, começa ou termina um meridiano de acupuntura.
 Através do tipo de energia que ele veicula,determina o papel do dedo ao qual está ligado. 
Nós o veremos mais adiante para cada dedo.
Porém, enquanto suporte final da ação, ela também é o vetor do poder e um símbolo de poderio. 
Em várias culturas, representa o poder real e mesmo divino (estar nas mãos de Deus). 
Na realidade, a mão torna possível pegar, segurar, apertar, aprisionar ou esmagar. 
Aliás, a forma de apertar a mão é muito significativa no que diz respeito à maneira como as pessoas encaram a relação com aquele que cumprimentam. 
As pessoas que abandonam a sua vontade de poder sobre o outro se dão as mãos. 
Logo, a mão é usada para representar a maioria dos papéis, simbólicos ou não, que correspondem ao braço. 
A diferença reside no fato que a que a mão age no estágio final, enquanto o braço transmite. Simbolicamente, podemos comparar um braço inteiro a uma flecha. A mão é a ponta enquanto o braço
é a haste. O movimento da flecha é transmitido pela haste (braço), porém é a ponta (mão) que garante a sua penetração no alvo.

Do livro: Diga onde dó, que eu te direi porque
              Michael Odoul

Nossas Redes Sociais!

Postagens mais visitadas deste blog

A Importância do Bem-Estar nas Coisas Simples: Um Spa de Pés para a Alma 🌸

Em um mundo acelerado, onde tudo parece exigir nosso tempo e atenção, parar para um momento de autocuidado é um ato poderoso.  É como dizer ao Universo: “Eu sou importante, eu me amo” . Porque, ao cuidarmos de nós mesmos, não estamos apenas atendendo às necessidades do corpo, mas também registrando nosso valor e nossa importância. 💖 Naquela sexta-feira, eu queria desfrutar de um momento em que eu sentisse a minha importância e o amor por mim mesma. Entre tantas responsabilidades, decidir que merecia um tempo de paz e conexão.  Um simples spa de pés seria meu refúgio; mas não poderia ser em qualquer lugar; Tinha que encontrar algo que tivesse conexão com o meu desejo. E como o Universo sempre conspira ao nosso favor. Encontrei!!! Ao entrar naquele ambiente sereno, senti a energia mudando: a meia-luz, o perfume delicado das velas aromatizadas e o som suave da música representava um convite  à tranquilidade . Era um lugar que me acolhia e me lembrava da importância de ...

Pai Nosso - por Lauro Trevisan

A Oração ensinada por Jesus Jesus passava muitas vezes noites inteiras a orar e a meditar. Um dia ele ensinou uma oração. Antes de tudo, ensinou como se deve orar. E começou por dizer que de nada adianta orar para se exibir; para mostrar que é religioso; que é melhor do que os outros; para ser admirado e prestigiado; para ser valorizado. Orar com esta intenção é ignorância total.  Disse ele : “ quando orardes, não procedais como os hipócritas que gostam de se exibir nos santuários e nas esquinas das ruas, orando para serem vistos pela gente. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa”. Neste caso a oração não ia além de uma encenação. Rezar com esta finalidade é uma perda de tempo. Também, ensinou o mestre : “Não faleis muito quando orais, como o fazem os que cuidam ser atendidos pelo muito palavreado. Não os imiteis.”

💔 A Surpresa que Despertou a Família: Uma Reflexão Além do Natal e da Rotina ✨

"Assim como na história do vídeo, a união familiar é capaz de superar qualquer distância ou obstáculo. Esta imagem representa a alegria do reencontro, o poder do amor e a importância da presença daqueles que amamos. Que esta cena nos inspire a priorizar os nossos laços familiares e a cultivar momentos de alegria e afeto ao longo de todo o ano." Você já se viu em meio à correria do dia a dia, sentindo-se distante daqueles que mais ama, mesmo estando conectado virtualmente pelas redes sociais? Um vídeo emocionante, compartilhado como mensagem de Natal , nos apresenta uma história impactante que nos convida à reflexão : a de um pai que, diante da ausência dos filhos nas festas de fim de ano, decide simular a própria morte para reunir a família . Uma estratégia drástica, sim, mas que nos faz questionar nossas prioridades e nos alerta sobre a importância de valorizarmos o que realmente importa em nossos relacionamentos e na nossa própria jornada humana. 👪 A Família em Primeir...

Visualizações de página do mês passado